Dicas

Estar atento a algumas medidas simples podem ajudar a prevenir o aparecimento de diversas doenças.

Por isso, visite regularmente seu dentista.

Preparamos algumas dicas e informações que ajudarão você a cuidar sempre de sua saúde bucal:

  1. Escovação: Uma escovação correta e eficaz ajuda a prevenir as doenças bucais.
  2. Fio dental: O uso do fio dental permite limpar eficazmente as superfícies interdentais onde a escova não alcança.
  3. Enxaguante: Complemente sua higiene bucal bochechando enxaguante bucal com flúor.
  4. Flúor: O flúor é um ingrediente que protege os dentes das cáries, tornando as superfícies dos dentes mais resistentes.
  5. Alimentação: Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada.
  6. Visite regularmente seu dentista: A realização de consultas periódicas é a única forma de se detectar precocemente os problemas bucais. Nesta fase o tratamento é indolor, mais fácil e acessível.

escovar

DICAS SOBRE IMPLANTES

Cuide dos seus dentes e de seus implantes também, portanto, cuidado com a peri-implantite!

Os implantes dentários têm se tornado cirurgias muito populares no Brasil e no mundo – e por um bom motivo. Ter um sorriso bonito é sinônimo de autoestima elevada e bem-estar. Basta apenas uma pequena imperfeição para que a gente coloque a mão no rosto ao sorrir ou evite comer em locais públicos. Criados para substituir um dente (ou muitos deles), os implantes recuperam a saúde oral, corrigem a mastigação e servem como âncora para os dentes artificiais no osso maxilar, sendo uma restauração funcional e esteticamente mais eficaz. Mas, como todos os procedimentos possuem riscos, é preciso tomar alguns cuidados para evitar processos inflamatórios, como a peri-implantite, que afeta os tecidos circundantes ao implante. A doença está relacionada à perda do suporte ósseo, sangramento e/ou supuração.

O que é a Peri-implantite?

Você sabia que essa infecção é a maior causa da perda dos implantes? As bactérias que determinam a inflamação podem estar presentes durante a cirurgia ou na falta de uma higiene bucal adequada, estimulando o aparecimento de uma infecção meses ou até anos após a realização do procedimento. Sendo uma doença periodontal, ela ocasiona a perda óssea e, em alguns dos casos, o implante deve ser removido. A seguir, separamos algumas dicas básicas para auxiliar você na prevenção.

Você deve ficar de olho, os principais sinais são:

Perda progressiva de gengiva e osso em volta do implante;
Formação de pus e sangramento na região do implante;
Gengiva com aparência de tecido inflamado (sangrando, com inchaço, placa bacteriana e alteração de cor).

periimplantite1

Como prevenir?

Pacientes com diabetes, que abusam do cigarro, com gengivas finas e com má higiene bucal estão no grupo de risco para desenvolver o processo inflamatório. Além disso, quem tem osteoporose e bruxismo também está suscetível à doença. Para evitar que esse incômodo apareça, na hora de realizar o procedimento, procure profissionais especializados, que possuem a técnica cirúrgica adequada para realizar o implante. Além disso, o controle periodontal deve ser feito de forma correta, principalmente para evitar o contato de lesões com a superfície do implante. É importante fazer sempre uma boa escovação, removendo as placas e resíduos de alimentos, bem como utilizar a escova interdental, uma boa escova específica para implantes e limpar a área com frequência.

Tratamento

Se a peri-implantite não estiver em um estágio muito avançado, em que é necessário retirar o implante, o tratamento é simples: o especialista realizará a limpeza e descontaminação do local e aplicará antissépticos. Lembre-se: manter uma boa escovação e a higiene bucal correta é a melhor maneira de prevenir qualquer incômodo ou doença nos dentes e na gengiva. As cáries que estão próximas ao implante exercem grande influência e contribuem para o aparecimento da peri-implantite. Muitas pessoas costumam achar que os implantes podem ser a solução definitiva para periodontites não tratadas. Mas o tratamento periodontal deve continuar, principalmente com a presença dos implantes. O segredo para lidar com essa e outras doenças é a prevenção, o diagnóstico precoce e sempre procurar um profissional especializado, que indicará as melhores formas de manter o local limpo.

peri-implantite-bandeau

DICAS SOBRE APARELHO ORTODÔNTICO

 O que não posso comer??

  • Alimento muito duro: deve-se evitar comer nozes e avelãs, milho, pipoca, rapadura, pé de moleque e pirulitos também estão incluídos nesta categoria. Além de poder descolar bráquete, danificar ou quebrar outras partes do aparelho ortodôntico, estes alimentos podem ficar retidos e ter dificuldade na higienização.
  • Alimentos grudentos e pegajosos: entende-se por alimentos pegajosos tudo que pode ficar colado no aparelho: chiclete, caramelos, balas e tudo o mais que possa ficar colado no aparelho.
  • Alimentos fibrosos: alguns alimentos possuem muitas fibras, como é o caso de frutas como a manga e abacaxi. Outros como carne muito fibrosa também devem ser ingeridos com cuidado, ficam retidos no aparelho e podem acabar provocando cáries e inflamações na gengiva.
  • Alimentos espumantes:  Refrigerantes são o fruto proibido para quem usa aparelho ortodôntico fixo, o açúcar e os ácidos contidos são o pior inimigo para quem pretende ter uma correção de dentes sem maiores problemas.
  • Cenoura e frutas duras: NÃO é proibido comer cenouras e frutas que sejam duras, como peras e maçãs, pelo contrário, são essenciais para a saúde. Mas estes alimentos devem ser cortados com uma faca em pedaços pequenos, NUNCA com os dentes, a probabilidade de soltar o fio ortodôntico e descolar peças do aparelho são muito grandes.

IMPORTANTE: limpar e escovar os dentes SEMPRE depois de comer alguma coisa. Após a escovação, limpe a sua escova adequadamente para que ela não acumule bactérias. Não sabe como limpar?Os pacientes que usam aparelhos ortodônticos fixos devem ter atenção redobrada quanto à higiene, com controle constante e orientações dadas pelo ortodontista.

Toda pessoa que usa aparelho deve adotar um sistema de limpeza em duas etapas: escovar de cima para baixo e depois de baixo para cima – para deslocar melhor eventuais partículas de comida presas nos bráquetes. Há também escovas projetadas especialmente para limpar entre os bráquetes.

prev orto

E em relação aos aparelhos removíveis?

Recomenda-se, além da higiene dos dentes, a do aparelho com a mesma freqüência, escovando-o diariamente com creme dental, buscando-se evitar a retenção de placa no aparelho, e o consequente sabor desagradável.

Qual a escova dental recomendada?

A escova dental apropriada é aquela com cerdas arredondadas e macias. Existem no mercado escovas dentais próprias para a higiene do aparelho fixo com cerdas recortadas em forma de “v” para facilitar na limpeza dos bráquetes. A vida útil das escovas dentais dos pacientes ortodônticos é menor. Portanto, ela deve ser substituída sempre que necessário.

Ao passar o fio dental, use um passa-fio ou fio com ponta rígida para passar o fio por baixo do arco metálico, entre os dentes e depois sob os dentes, tomando cuidado para não fazer pressão sobre o fio, utilize também a escova interdental para melhorar o resultado de sua escovação.

Uso de fio dental em aparelhos ortodônticos   Passa fio

 Uso de escova especial na limpeza de aparelhos ortodônticos  Escova interdental