Implantes

 
O que são implantes dentários?

O implante dentário é um parafuso de titânio que substitui a raiz de um dente natural que por determinado motivo foi extraído. O implante é colocado no osso da maxila ou da mandíbula e com o tempo, de 28 dias (Implante Suíço – Straumann) a 6 meses (Implante Nacional), irá osseointegrar podendo depois suportar forças como se tratasse de um dente natural.

1349190855490

1 Dente natural,   2 Implante,  3 Coroa em porcelana

 

Quais são as reais vantagens sobre as próteses convencionais?

O osso alveolar só existe enquanto temos dentes, e quando estes são perdidos o osso começa também a desaparecer e com ele os lábios começam a enrugar dando à pessoa um aspecto envelhecido. As próteses convencionais não conseguem manter o osso, pelo contrário podem (se estiverem desajustadas) levar à aceleração da perda óssea. Os implantes dentários ao funcionarem como dentes impedem a perda de osso e consequentemente atrasam o envelhecimento facial. A outra grande vantagem é o fato de ser uma solução fixa, não corre o risco de movimentar ou cair os dentes. Pode parecer irrelevante, mas é o suficiente para lhe aumentar a autoconfiança e voltar a sorrir como antes.

 04689DE1-8F1D-4DC6-A0E2-5A54ACA65808

O implante dentário pode ser rejeitado pelo organismo?

Não existe rejeição ao implante. Dentro de condições ideais de planejamento, execução e cuidados pós-operatórios. É ótima a aceitação do implante dentário pelo organismo, caracterizando assim, a osseointegração. Em casos onde não há osso suficiente, podem ser utilizados enxertos ósseos de doador, do próprio paciente ou de biomateriais, proporcionando condições favoráveis à instalação do implante dentário.

 

Que cuidados devo ter com os implantes?

Os implantes dentários apesar de serem de titânio e a coroa (dente) em porcelana devem ter uma higiene perfeita tal como deveriam ter os seus dentes naturais. Os cuidados a ter são muito semelhantes aos dos dentes naturais: escovação, uso de fio dental e bochechos com anti-séptico.

 

Qual o período para revisão do implante?

De 6 em 6 meses é bom avaliar os implantes dentários, realizando limpezas e verificando a gengiva, adaptação e oclusão, para garantir maior durabilidade do trabalho e ótima performance do mesmo.

 

Quais mudanças vou sentir na minha vida?

Os seus novos dentes têm o aspecto, a textura e a funcionalidade de um dente natural, o que implica em não precisar deixar de comer alimentos duros, esconder os dentes quando se ri e lavar a prótese às escondidas.

As próteses convencionais removíveis diminuem a capacidade mastigatória que vai ser restituída com a colocação dos implantes.